Como promover seu blog: o guia completo para iniciantes pt.2

Se você não acompanhou a parte 1 de como promover seu blog CLIQUE AQUI

Parte 2 – Promoção do blog

Na Parte 2, veremos as diferentes maneiras de promover cada postagem do blog. Isso não pretende ser uma lista exaustiva que você deve seguir religiosamente. Pelo contrário, é uma lista de idéias que você pode tentar e ver qual funciona melhor para você.

Nota: Antes de começar, é uma boa ideia preparar um arquivo de texto simples com informações que você pode reutilizar em várias plataformas. Isso irá acelerar o processo de promoção. A seguir, é apresentado um exemplo do que usamos no Assistente de blogs:

  • URL – comece com o URL padrão de postagem no blog.
  • Variações nos títulos – escreva de 3 a 5 variações de título  para sua postagem.
  • Mensagens sociais curtas – escreva várias mensagens sociais curtas para uso no Twitter. Podem ser citações, perguntas ou com base em variações de títulos.
  • Mensagens sociais mais longas – escreva várias mensagens sociais um pouco mais longas para uso no LinkedIn e no Facebook, etc. As fórmulas populares de redação funcionam bem aqui.
  • Informações de contato – mencionou uma pessoa ou marca na postagem? Inclua as informações de contato – conta no Twitter, endereço de e-mail etc. Você deve informar que eles foram mencionados.
  • URLs de rastreamento UTM (opcional) – use o Criador de URLs de campanha do Google  para criar um link de rastreamento para cada plataforma em que você promove seu artigo. Isso ajudará você a rastrear o tráfego com mais precisão.
  • Links curtos (opcional) – os links de rastreamento podem parecer confusos. O uso de um encurtador de URL os arrumará.

2.1 – Email marketing

Apesar dos mais recentes modismos de marketing, o email continua sendo o mais poderoso e econômico:

Ainda é o meio de comunicação favorito para muitas pessoas, com o número esperado de usuários em todo o mundo atingindo 2,9 bilhões até o final de 2019 .

Envie sua lista por e-mail

Na Parte 1, falamos sobre a criação de listas. Agora é hora de usar essa lista.

Enviar sua lista de assinantes por e-mail é uma das melhores maneiras de começar a direcionar tráfego para sua última postagem no blog. Mas não deixe por aí. Peça-lhes para comentar, curtir e compartilhar com a comunidade para que você possa alcançar um círculo mais amplo de pessoas.

E é lógico que, se alguém já é um assinante, é mais provável que ele compartilhe seu conteúdo com seus seguidores.

Use uma assinatura de email

Inclua um link para sua publicação mais recente na sua assinatura de email. É uma maneira simples e sutil de promover seu conteúdo. E você nunca sabe em qual destinatário pode clicar e ler. 

Envie seus contatos por e-mail

De vez em quando, envie seus contatos por email (amigos, família etc.) e peça que eles compartilhem sua última postagem no blog. Você nunca sabe até que ponto o efeito cascata se espalhará. Sempre pergunte educadamente e ofereça-se para ajudá-los de alguma forma.

Nota: Se você usar esta tática para cada postagem no blog, perderá seus contatos!

Peça a um colega para enviar sua lista por e-mail

Se você tem amigos e colegas trabalhando no mesmo nicho ou em um nicho semelhante, peça a eles que enviem por email a lista deles. Talvez você possa concordar em fazer o mesmo por eles em troca. Mas, novamente, não faça isso para todas as postagens publicadas.

2.2 – Marketing de mídia social

Compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais ainda é uma excelente maneira de obter mais visibilidade e, finalmente, aumentar o tráfego e os compartilhamentos. Mas não é apenas um caso de postar uma vez no Facebook e depois mudar para outra coisa. Você precisa ter uma estratégia de marketing de mídia social :

  • Concentre-se nas redes sociais mais relevantes para o seu blog.
  • Interaja com as pessoas nessas plataformas, incluindo influenciadores e marcas.
  • Participe de grupos sociais para aumentar seu alcance nas mídias sociais.

Mantenha uma presença regular nas redes sociais escolhidas e publique de forma consistente. Não apareça quando você tiver um novo post para compartilhar. A mídia social é um canal bidirecional, então se envolva com outras pessoas gostando e compartilhando seu conteúdo.

Varie a mensagem em suas postagens de mídia social para se adequar a cada rede. 

Grupos sociais, comunidades e fóruns

As comunidades online oferecem a você a oportunidade de contribuir, construir relacionamentos e estabelecer sua autoridade . Mas, como o Reddit, não funcionará se você apenas soltar links. Você precisa fornecer mais valor se envolvendo em discussões.

Procure grupos estabelecidos que sejam ativos e tenham boa moderação. E use as plataformas adequadas ao seu nicho:

  • Grupos do Facebook
  • Grupos do Pinterest
  • Grupos do LinkedIn
  • Fóruns da Web
  • Quora

2.4 – Marketing de relacionamento

A execução de um blog está fadada ao fracasso se você tentar fazer tudo sozinho. Há uma blogosfera inteira por aí que você pode acessar. Basta que você construa relacionamentos com as pessoas certas. E como qualquer relacionamento, isso significa que você precisa dar e receber.

Nesta seção, você aprenderá como promover seu conteúdo com a ajuda de outras pessoas.

Marketing de influência

O marketing de influenciador envolve a conexão e a solicitação de indivíduos que influenciam seu público-alvo para ajudar a promover seu conteúdo, em vez de tentar alcançá-lo por conta própria.

Aqui estão três maneiras pelas quais você pode usar influenciadores para promover seu conteúdo:

  • Mencione influenciadores em suas postagens (individuais ou resumos de especialistas)

Não há melhor maneira de deixar um influenciador saber quanto você valoriza o trabalho dele do que incluir um link relevante para ele em seu blog. E, contanto que tenha conteúdo de alta qualidade, eles ficarão mais do que felizes em compartilhá-lo com seu público, o que sem dúvida será mais extenso que o seu.

Você não precisa pedir para compartilhar. Apenas deixe que eles saibam que você aprecia o trabalho deles e você incluiu um link. 

  • Entreviste um blogueiro influente

Indo um passo adiante, por que não pedir a um blogueiro influente uma citação ou duas em sua nova postagem no blog. É uma ótima maneira de adicionar conteúdo exclusivo à sua postagem que a diferencia de outras. Se você perguntar educadamente, a maioria dos blogueiros ficará feliz em agradecer. E, novamente, quando for publicado, eles compartilharão com seus seguidores.

  • Convide blogueiros influentes para contribuir com seu blog

Uma das táticas de promoção de blog mais usadas é escrever um Roundup Especialista. O que começou como uma ideia válida foi cozido demais. Agora você vê posts como “143 especialistas dizem como cozinhar um ovo”.

Ao longo do caminho, a ênfase passou a envolver o maior número possível de especialistas, para que a postagem do blog fosse compartilhada por mais pessoas.

Você não precisa fazer isso. Busque qualidade e não quantidade e faça uma entrevista em grupo com cinco a sete influenciadores que podem agregar valor real ao seu post e compartilhá-lo com o público.

2.5 – Marketing pago

Até agora, usamos táticas de promoção de blog ‘gratuitas’ que apenas consumiram seu tempo. Mas existem algumas alternativas pagas para promover seu conteúdo, então vamos dar uma olhada em algumas opções.

Publicidade nas redes sociais

Como o alcance orgânico (não pago) das mídias sociais diminui, convém considerar publicidade paga. Os pesquisadores prevêem que os gastos com publicidade em mídias sociais atingirão US $ 31 milhões até 2019.

Cada plataforma de mídia social possui diferentes formatos demográficos e de publicidade. Por exemplo, há:

Então você precisa considerar:

  • a melhor rede social para sua campanha; ou seja, onde seu público fica
  • o melhor formato de anúncio; por exemplo, imagens, vídeo, texto
  • os custos por rede e seu orçamento

Plataformas de descoberta de conteúdo

As plataformas de descoberta de conteúdo – às vezes chamadas de publicidade nativa – como Outbrain e Taboola fornecem outra opção para promover seu conteúdo.

Os anúncios nativos foram projetados para parecer e pertencerem ao site do editor. Eles geralmente aparecem no final de um artigo apresentado como: “Você pode gostar”, “Recomendado para você” ou “Histórias promovidas”.

Pesquisar publicidade

A publicidade de pesquisa coloca anúncios nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Também é conhecido como publicidade PPC (Pay-Per-Click), porque você deve pagar uma pequena taxa sempre que alguém clicar no seu anúncio. Você os verá na parte superior do SERPs do Bing e do Google, denotados com um ícone ‘Anúncio’

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