O que são infoprodutos?

O que são produtos de informação?

Definição de produtos de informação

Vamos começar com uma definição dada pelo Wikipedia

“é produto não tangível, informação digital que pode ser vendida ou disponibilizada gratuitamente na forma de arquivo para download na internet”

Este é um bom começo. Mas, no mundo on-line, tornou-se mais do que isso. Não é fácil escrever uma definição, mas aqui está a minha proposta:

INFORMAÇÃO DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Um infoproduto é um artigo (geralmente digital) em que dados e informações são estruturados em um formato específico para instruir, educar ou orientar o consumidor, a fim de atingir um objetivo predefinido.

O formato pode ser escrito, áudio, vídeo ou uma combinação.

E para diminuir ainda mais:

Um Grande InfoProdudo é um produto de informação que fornece um processo e ferramentas para o cliente enfrentar uma luta, transformar de um estado A para um estado B.

 

 

Um e-book sobre uma história de crime não é um produto de informação …

… Mas um e-book sobre como investigar um crime é um deles.

Um vídeo de uma pessoa tocando “Love M e Do” dos Beatles não é um produto de informação…

Mas um vídeo de uma pessoa mostrando o guia passo a passo para tocar a mesma música é um deles.

Você vê a diferença?

E os serviços?

Alguns sites incluem serviços na definição de Infoprodutos, como treinamento, consultoria, palestras em conferências.

Eles lidam com informações, mas isso depende da sua definição de produto.

No entanto, neste artigo, considero apenas produtos que não são baseados em comunicação direta com o criador do produto.

Os principais tipos de infoprodutos

Discutiremos cada um dos seguintes tipos de infoprodutos mais adiante neste artigo. Mas aqui está uma primeira lista para ajudá-lo a tornar essa definição mais realista e colocar o que você lê em contexto:

  1. eBooks
  2. Cursos online
  3. Webinars
  4. Virtual Summits
  5. Sites de membership

Análise 

1. eBook

 

O eBook

Livro digital que pode ser lido em dispositivos eletrônicos.

Seu conhecimento está estruturado em capítulos e fornecido em palavras escritas (e imagens dependendo do formato).

Tipos de produtos de informação - eBook

Exemplos

  • Guia de viagens de destino para ajudar o leitor a planejar uma viagem
  • Livro de receitas para ajudar um leitor a cozinhar
  • eBook sobre Como economizar dinheiro
  • eBook sobre Como gerenciar uma horta

Tempo / Frequência

Você escreve uma vez e depois é uma renda passiva, apenas a promoção é necessária.

Pode ser necessário atualizá-lo se a tecnologia ou os dados forem alterados, mas esse trabalho deve ser mais leve e pouco frequente.

O tempo de criação pode variar muito, dependendo do tamanho do livro e das capacidades …

Receita potencial

  • Potencial de receita limitada por artigo
  • Mas é possível um grande volume, pois possui um preço acessível

De poucos  R$ a uns R$ 100 (extremidade superior para mais e-books do tipo curso)

Nível de Especialização

Pode variar de acordo com a abrangência do assunto e quem é o público em potencial.

Você só precisa ser claro ao promovê-lo sobre o que inclui e o que não inclui.

Habilidades técnicas necessárias

Pode ser tão simples quanto criá-lo em um Word e PowerPoint ou salvá-lo em PDF.

Ou pode ser formatado para ser fluido e se adaptar ao tamanho das telas. Então você teria que aprender um novo software ou fazer parceria com alguém para formatá-lo.

Como vendê-lo

  • Via plataformas de livros como Amazong, Barnes & Noble …
  • Diretamente no seu site, a venda do arquivo por meio de uma plataforma de comércio eletrônico.
  • Em um site especializado em criação de livros eletrônicos e também pode vender uma versão impressa, por exemplo.

2. Curso Online

 

O Curso Online

Programa ministrado por métodos on-line para transferir conhecimento e ensinar como aplicá-lo.

Um bom curso leva um aluno de um estado A para um estado B.

Tipos de produtos de informação - Curso on-line

Exemplos

  • Curso sobre como sair de dívidas
  • Curso sobre Marketing Digital
  • Curso sobre tricô de um casaco
  • Curso sobre como gerenciar sua dieta sem glúten

Tempo / Frequência

Você escreve uma vez e depois é uma renda passiva, apenas a promoção é necessária.

Pode ser necessário atualizá-lo se a tecnologia ou os dados forem alterados, mas esse trabalho deve ser mais leve e pouco frequente.

Planeje várias horas por semana durante vários meses ou bloqueie de 1 a 3 semanas para criar um curso + tempo verdadeiramente poderoso depois que ele for lançado para responder às perguntas dos alunos.

Receita potencial

  • O preço pode ser significativamente mais alto que um e-book
  • No entanto, o comprometimento de tempo é percebido como maior, portanto, o volume vendido é menor

De R$30 a milhares de $ (extremidade superior para uma autoridade bem estabelecida obtendo grandes resultados)

Nível de Especialização

Espera-se um nível de conhecimento mais alto para um curso on-line, pois há mais uma promessa de resultado do que para o eBook.

Você pode aumentar o conhecimento adicionando entrevistas a especialistas em seu curso ou colaborar com outros especialistas.

Habilidades técnicas necessárias

Pode ser tão simples quanto um curso enviado por email.

Ou pode ser desenvolvido em um produto mais projetado em uma plataforma on-line com vídeos, transcrições, planilhas …

Como hospedar e vender

  • Você pode vender o acesso a um curso por email por meio de uma plataforma de comércio eletrônico
  • Você pode usar uma plataforma de hospedagem e o sistema de comércio eletrônico, mas faça a promoção você mesmo. 
  • Você pode usar plataformas que fazem a própria promoção, como a Udemy (público maior atingido, mas margem menor e menos controle para você)
  • Ou você pode criar uma área protegida por palavra-chave em seu site e vender acesso por meio de uma plataforma de comércio eletrônico como a Hotmart

Eu super indico o curso do Alex Vargas para aprender MUITO mais sobre como criar seu negócio online. Ele se encontra aqui.

4. Webinar

 

O webinar

Um vídeo de 1 a 2h produzido ao vivo para abordar um assunto específico restrito.

Geralmente visto como uma maneira de atrair pessoas para produtos maiores, como sites e cursos para membros, mas pode ser vendido por si só.

Tipos de infoprodutos - Webinar

Exemplos

  • Um webinar de 1 hora para garantir que o seu blog tenha o básico de requisitos legais
  • Um webinar de 1 hora sobre como refazer seu currículo

Tempo / Frequência

Você grava uma vez e depois gera renda passiva.

Você teria que gravar outro apenas se novas técnicas ou tecnologias se desenvolvessem

1 a 2h de gravação + Tempo para planejar o conteúdo

Receita potencial

Um Webinar não é tão acionável quanto uma pasta de trabalho ou um curso, mas se ele abordar pontos problemáticos muito específicos, poderá ser avaliado. 

Nível de Especialização

Você precisa de experiência, é claro, mas pode ser em pontos muito específicos. Por exemplo, você não precisa ser o especialista geral do Pinterest, mas se tiver criado muitas contas, poderá orientar os clientes no caminho de criar uma conta.

Habilidades técnicas necessárias

Você precisa usar um software de webinar e estar pronto para lidar com falhas.

Como vender 

  • Venda o acesso à página com vídeo por meio de uma plataforma de comércio eletrônico como a Selz
  • Use uma das plataformas que permite cobrar dos participantes ou vendê-lo uma vez gravado
  • Os seminários on-line também são ótimos para serem incluídos em pacotes com seus próprios produtos ou produtos de outros especialistas

4. Virtual Summit

 

É como uma conferência, mas online.

Você obtém acesso a vários vídeos e seminários on-line por especialistas trabalhando em um campo semelhante.

Isso é realmente “in” no momento.

Tipos de Infoprodutos - Virtual Summit

Pessoalmente, não sou uma grande fã, porque você obtém muito conteúdo de alto nível, não é um processo e não tem a vantagem de se conectar com outras pessoas nas conferências.

Exemplos

Cúpulas virtuais podem ser criadas em torno de assuntos mais amplos. Por exemplo, um Virtual Summit sobre “Colocando suas Finanças Pessoais em Ordem” poderia ter palestras sobre:

  • como gerenciar suas dívidas
  • como encontrar o melhor empréstimo
  • Como reduzir suas despesas
  • Como comprar mais por menos

Tempo / Frequência

Isso é muito demorado para montar. Do gerenciamento dos palestrantes à promoção, para garantir que tudo funcione em termos de tecnologia.

Receita potencial

Com um assunto amplo e palestrantes que podem promover o Envio Virtual, você obtém acesso a um público amplo.

Os preços variam de grátis a centenas de reais, não existe uma abordagem comum.

Nível de Especialização

Nada para você sobre o assunto. Você precisa ser bom em organização e networking. Você conta com a experiência de seus palestrantes.

Habilidades técnicas necessárias

Isso pode ficar complicado…

Como vender 

Como dito anteriormente, você pode promover em seu site ou em uma página de destino.

E você pode promover através da sua rede de alto-falantes.

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